3 de setembro de 2017

Prosa e verso
Resultado de imagem para escrever tumblr

       De acordo com a estrutura de um texto podemos classifica-lo como prosa ou verso.
       A seguir, está uma definição bem simples de cada uma das estruturas, e com exemplos para melhor fixação.
       A prosa é um texto simples, corrido e separado por pequenas pausas, ou seja, parágrafos. Esse tipo de texto pode ser considerado mais simples de se fazer, pois não apresenta exigências tão especificas como nos versos.
       Um exemplo de texto em prosa é a narrativa jornalística, ela apresenta um texto corrido, muitas vezes separado em partes e tópicos, e que não se preocupa com interrupções em versos, apenas com ligeiras pausas nas quebras de parágrafo.
       O verso, por sua vez, não é escrito em forma de texto corrido, mas é escrito respeitando algumas exigências especificas, como tendo um bloco de versos que são denominados estrofes. Além disso, o poema (texto escrito em versos) conta com outras propriedades com: métrica, ritmo e rima.
       Um exemplo de texto em verso é o poema (citado anteriormente), ele apresenta versos, estrofes, métrica, ritmo e rima. Veja a seguir um trecho de um poema do famoso escrito português Luís Vaz de Camões. 

“Amor é um fogo que arde sem se ver;
É ferida que dói, e não se sente;
É um contentamento descontente;
É dor que desatina sem doer [...]”
— Luís Vaz de Camões. 

       Porém, existem textos que ficam no limite entre prosa e verso, como os provérbios populares (tratado mais a fundo em outra postagem). Eles são constituídos por uma única linha e, muitas vezes, apresentam características de ambos.
       Um exemplo de proverbio popular é: “Quem com ferro fere, com ferro será ferido”.
       Essas classificações levam em conta, principalmente, a disposição do texto no papel. Sabendo disso, fica mais fácil identifica-los e diferencia-los. Então, fique atento! Prosa é um texto corrido e verso é um texto “quebrado”.

Referências:
       Língua Portuguesa: Linguagem e interação. Carlos Emílio Faraco, Francisco Marto de Moura, José Hamilton Maruxo Júnior. Editora Ática. 1° edição. São Paulo, 2012.

Por: Nathália Jorge.

Morgenstern é um projeto de uma editora on-line que tem como objetivo principal publicar trabalhos de várias pessoas, dando oportunidades às mesmas, além de fornecer uma plataforma segura para pesquisas e estudos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, muito obrigada por sua presença! Deixe seu comentário.
Avise-nos se estiver seguindo o site, iremos retribuir!

Contato
MORGENSTERN
+55 (44) 9 8438-8067
+55 (44) 9 9887-8750
Paraná, Brasil