10 de agosto de 2017

Olimpíada de Robótica no IFPR

     A Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) é uma das olimpíadas científicas brasileiras que se utiliza da temática da robótica. Destina-se para estudantes de escolas públicas ou privadas em todo o território nacional. Instituições espalhadas por todo o Brasil a realizam anualmente.

http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Rob%C3%B4s-em-Assis-Chateaubriand-1.jpg

Robôs no IFPR — Campus Assis Chateaubriand

     No Paraná, onze campi do Instituto Federal participam da competição, que tem como objetivo principal identificar jovens talentosos, além de promover debates e atualizações no processo de ensino-aprendizagem brasileiro, incentivando-os a usar sua criatividade a partir de kits de robótica.

http://reitoria.ifpr.edu.br/wp-content/uploads/2014/06/Durante-a-prova-em-Tel%C3%AAmaco-1.jpg

Realização da prova no IFPR Campus — Telêmaco Borba

     A robótica tende a se tornar uma das dez maiores áreas de pesquisa nas próximas décadas, kits robóticos têm sido frequentemente utilizados de escolas de primeiro grau às universidades, com excelentes resultados em termos de mudança de paradigma para o aprendizado baseado na experimentação. Utiliza-se, também, como ferramenta de ensino de conteúdos transversais, tais como física, matemática e até mesmo o português.
     Por não produzir robôs em território nacional, o Brasil não possui uma cultura que estimule uma maior utilização de tecnologias robóticas. Divulgar a robótica em todos os seus ramos é uma forma de estimular a formação de uma cultura associada ao tema tecnológico, ampliando o desenvolvimento de novas tecnologias, formando, então, um mercado consumidor consciente. Além disso, a OBR possui um objetivo comum estabelecido por edital com todas as outras Olimpíadas Científicas (como de Física, Astronomia, etc.):
“Atuar como instrumento para a melhoria do ensino fundamental e médio, bem como identificar jovens talentosos que possam ser estimulados para carreiras técnico-científicas”. — Edital OBR.
     Para Ariel Schaeffer da Silva, da Direção de Empreendedorismo Inovador (DEMPI), a competição traz diversos benefícios para os estudantes. “A Olimpíada de Robótica promove a construção e a estruturação do raciocínio lógico do estudante, incentiva o espírito empreendedor, a criatividade, a autonomia na aprendizagem e o espírito de equipe”.
     Além disso, o mesmo salienta: “Esta atividade promove a multidisciplinaridade pela interação dos conceitos de tecnologia, de física e de matemática, juntamente com conceitos de outras áreas do conhecimento”.
     No IFPR — Campus Assis Chateaubriand, a Olimpíada foi realizada em maio de 2017, a equipe de José Roberto Alves de Melo, Matheus Cavalher Matheus Sutil e Lucas Alamini Verza foi a vencedora. Na imagem a seguir, os meninos se encontram seguindo, respectivamente, a ordem dos nomes citados acima.


Equipe vencedora da Olímpiada de Robótica no IFPR — Campus Assis Chateaubriand

     Na visão do professor Wylliam Gongora, a realização das Olimpíadas em Assis Chateaubriand é muito importante. Wylliam argumenta, “O incentivo desta proposta agrega mais valor aos cursos ofertados pelo campus, além de formatar o nosso recurso humano para os desafios das atividades diárias em um ambiente técnico-profissional, contudo, contribuindo para o autodesenvolvimento dos alunos e a busca pela pesquisa e inovação. ”
     A competição, desde então, vem reconhecendo vários jovens talentosos, trazendo-lhes várias oportunidades para realizarem seus sonhos, incentivando-os a criarem coisas novas, no intuito de que nada é impossível.
Nada é impossível. Se puder ser sonhado, então pode ser feito. — Theodore Roosevelt.
Créditos:
     Por: Ana Carla Quallio e Nathália Jorge.

Referências:

Morgenstern é um projeto de uma editora on-line que tem como objetivo principal publicar trabalhos de várias pessoas, dando oportunidades às mesmas, além de fornecer uma plataforma segura para pesquisas e estudos.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, muito obrigada por sua presença! Deixe seu comentário.
Avise-nos se estiver seguindo o site, iremos retribuir!

Contato
MORGENSTERN
+55 (44) 9 8438-8067
+55 (44) 9 9887-8750
Paraná, Brasil